Do Castelo ao Pois, café

Esta semana fui ao lançamento do livro “À  Conquista de Lisboa” de Ana Cristina Pereira, que junta nos seus atributos ser historiadora, excelente guia turística e mãe de duas crianças. A apresentação foi feita pela simpática Isabel Stilwell e contou com mais dois adoráveis cicerones: Afonso Henriques e o Corvo.

image

Em vez de ficarmos sentadinhos a ouvir falar do livro, pusemo-lo em prática, com uma visita guiada ao Castelo. Entre outras curiosidades descobrimos que há fósseis de cavalos marinhos em Monsanto que noutros tempos foi um vulcão submarino, e aprendemos a lenda dos corvos de Lisboa.
O livro tem ilustrações lindas de Tiago Albuquerque e está cheio de curiosidades para pais e filhos descobrirem por Lisboa.
Também está disponível em versão inglesa.

image

Descendo do Castelo passámos por imensas esplanadas e lojas giras, mas a minha preferida é a loja na rua do Barão n.°20, muito perto da Sé, onde está a “Era uma vez um sonho” com centenas de bonecos saídos do imaginário da “fada” Julieta, feitos à mão com muito amor. A Julieta foi a minha primeira educadora de infância, é uma pessoa com imenso talento e  imaginação e um enorme coração. Além da Julieta, a loja conta com mais 50 artistas portugueses que ali expõem as suas peças, originais e giríssimas. Vale mesmo a pena a visita.

image

Adorámos os Zorguinos-luz de presença e as pegas bacalhau, entre outros mimos deliciosos e trouxemos uns pins da princesa Clarice, da Florice e do gato, heróis do livro Era uma vez um sonho.

Para acabar esta manhã tão agradável fomos almoçar ao Pois, café, mesmo em frente às escadinhas do Beco do Quebra Costas: um dos nossos cantinhos preferidos em Alfama, e um sítio excelente para um Brunch com os miúdos. O menu light do dia tinha a minha cara: gaspacho com salada de rúcula, queijo de cabra, nozes e mel, com sumo de manga, papaia e hortelã.

image

image

Tão simples, tão bom! 🙂


Deixe um comentário