Fazer um dia bem bom

Tenho uma filha com tendência para dramatizar: se o dia começa menos bem passa logo à categoria do “Pior dia do Mundo!”.

Por exemplo hoje havia trabalhos de casa para acabar, iogurte para o pequeno almoço e uma camisola muito quente para vestir e passou logo a ser o “Pior dia do Mundo”.

Eu exagero: “ok, então quando descermos as escadas atiram-se todos para o chão para partir uma perna, menos eu, que os levo todos no carro para o hospital e no caminho bato com o carro num autocarro – aí então fica mesmo o pior dia do mundo.” Arranco um sorriso e uma gargalhada e passa a nuvem negra que ela adora usar como uma coroa na cabeça.

Faço dois totós, com cuidado para ficar bem dividido – fica gira e feliz. A mana também quer um penteado e pede tranças e drama novamente “ela fica mais gira, ninguém vai gostar dos meus totós, é o pior dia do mundo!”

Eu perco a cabeça, barafusto, “estás a criar o pior dia do mundo para ti e para mim e para toda a gente, porque é que fazes isto, vamos chegar atrasadas, blá, blá, blá”

Depois caio em mim, gritar e barafustar não serve, ela fica atónita e nem sabe como reagir. Mudança de estratégia: “já reparaste que hoje fazes ginástica? tranças não dão jeito nenhum com ginástica, desfazem-se logo, totós é que é, ficam giros e fresquinhos, amanhã levas as tranças, é dia de expressões artisticas e de dança, as tranças são perfeitas para bailarinas”. Acho que a convenci.

Pela rua fora vamos a inventar um dia bem bom. Não pode ser o melhor dia do mundo: “não vamos fazer uma festa da piscina, não vamos ao cinema…” mas pode ser um dia bem bom, só temos de ver o lado positivo. Confesso que com livros e sacos e guarda-chuvas e um dia cinzento com chuva a cair fica dificil transformar este num dia feliz – com ténis ela não pode saltar nas poças de água, não podem brincar no recreio à chuva… Mas vamos vendo que o verde do musgo das árvores fica muito mais vivo com a chuva, que as plantas devem estar tão felizes com a água como elas com leite com chocolate e que até “há piscinas para os passarinhos”.

Gostava que ela tornasse os seus dias em bem bons em vez de se focar no que têm de pior – porque assim tornam-se mesmo nos piores de todos.

Ajuda do publico: também passam por isso, têm ideias?

096e1686a15a83f952a421584efa35cc

Today Everyday is the perfect day to be happy!

 

Anúncios

4 thoughts on “Fazer um dia bem bom

  1. O meu filho mais velho (8 anos) tem essa terrível tendência e vai ao extremo de qd tudo está bem, ou seja, quando não está com a nuvem negra procurar nas memorias dele algo que o deprima ou preocupe. Tem sido uma luta, e eu as vezes fico sem saber o que fazer, fico perdida.

    Gostar

  2. Eu conheço o género… Também tenho um rapazito para quem as contrariedades são uma tragédia. Felizmente, quando está bem disposto tem alegria para dar e vender! Ainda não descobri como “lhe dar a volta”, mas lá que gostava…

    Gostar

  3. Eu tenho um rapaz de 11 anos que também transforma os dias em menos bons, hoje só reclamava da chuva e que era um MAU DIA,UM DIA MUITO MAU,CHEIO DE CHUVA! Só o consegui convencer a ter uma melhor atitude perante o dia quando lhe disse que a chuva é um bem necessário para que na Primavera haja muita verdura e bastante água nas barragens, de outra forma pode haver seca no verão.E vamos de carro fará se apanhasse chuva…haja paciência!!

    Gostar

  4. Oh sim… Todos os dias são maus dias… E porque tenho sono… E frio… E não gosto deste casaco, é frio… Magoas-me sempre a pentear (cabelo liso facilmente emaranhado)…
    Entretanto a ‘panela’ (minha cabeça) está a ferver….
    E assim, e assado, nhã nhã nhã … E choraminga, faz birra…
    Entro em stress, as vezes choro tambem…
    Quando saímos de casa e entramos no carro a nuvem passa… Mas a mamã já vai a mil para o trabalho, com a cara vermelha de stress… E suspira profundamente, como se levasse um saco de batatas às costas…

    UFA!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s