Money talk

As minhas filhas, com 4 e 6 anos têm ainda muito pouca noção do valor do dinheiro: têm as suas carteiras cheias de moedas de 1 e 2 cêntimos, e estão convencidas de que têm uma fortuna. Até agora não nos preocupamos muito em esclarecê-las porque ainda são pequenas, mas começa a chegar a altura de pensar nisso. Por exemplo, na semana passada a Leonor comprou o seu primeiro pacote de pastilhas e foi um momento muito importante para ela. Passou a semana toda a falar nisso, informou todas as amigas e ficou deliciada quando tirou o dinheiro da sua carteira para pagar. Não chegava, mas a mãe ajudou. E então veio a questão: “como é que eu posso ganhar dinheiro?”

Eu respondi que para ganhar dinheiro tem que se trabalhar, enquanto na minha cabeça os pensamentos corriam de um lado para o outro: o que é que pode ser considerado trabalho? Fazer a cama? Pôr a mesa? Fazer os trabalhos de casa? Até agora são tarefas que ela faz porque todos temos de ajudar, se passarem a ser tarefas pagas entramos num registo completamente diferente.
Para concluir disse-lhe que ia pensar nisso e ela não se preocupou muito: “está bem, não precisa ser dinheiro, podem ser ovos de chocolate”.
Enquanto houverem ovos de chocolate temos a situação controlada, mas a verdade é que ela está a chegar a uma fase em que tenho de ter uma resposta à altura.
Qual a vossa opinião, a partir de que idade se deve dar dinheiro às crianças?
De que forma podemos relacionar o pagamento com objectivos e comportamentos?
Já vi tabelas complicadas, com pontos a favor por cada tarefa cumprida e pontos contra por cada regra quebrada, e fazem algum sentido mas parecem
complicados de manter – já experimentaram?
Muito obrigada pela vossa ajuda!
image

Anúncios

6 thoughts on “Money talk

  1. A minha filha quando entrou para a primária passou a receber 2€/semana. Julgo que é importante ensinar as crianças a gerir o dinheiro desde cedo, a cometer erros e a aprender com isso. Mas só os recebe assim que os TPC do fim-de-semana estejam feitos. Também comecei agora a implementar um sistema de tarefas, em que algumas são obrigatórias (para já só fazer a cama e pôr a mesa) e outras recebem um bónus em dinheiro (limpar o pó com espanador!). Ainda não sei se vai correr bem…mas espero que sim!

    Gostar

  2. Mostre-lhe a conta da água e da luz. Explique que a água e luz gastas em casa são pagas todos os meses. Faça o seguinte “contrato” com ela: a diferença da conta do mês que vem é dinheiro dela, ou seja, se a última conta foi 30€ e no mês que vem for 28€, ela ganha 2€. Vai ficar com uma polícia ambiental em casa a fechar torneiras, apagar luzes e controlar o tempo dos banhos dos pais. Não é dinheiro imediato, mas acredite que resulta.
    Pode fazer isto com compras de supermercado por exemplo, se ela gosta de certo tipo de bolachas ou sumos mais caros, dê-lhe a escolher uma marca mais barata e a diferença no preço fica para ela. Está a ensinar também a fazer opções, mas claro que aqui tem de ter em conta os alimentos em si, para ela não trocar os alimentos ou produtos de forma errada para a saúde. Conheci uma família que fez isto com o papel higiénico que as meninas só queriam cor de rosa. Quando perceberam que ganhavam dinheiro se usassem papel branco (normalmente mais barato), acabou-se a mania do cor de rosa 🙂 🙂 boa sorte! Costumo dar formação de finanças pessoais, se precisar de mais dicas, apite 😉

    Gostar

  3. Mariana, não tendo ainda passado pela experiência, uma vez que a minha pipoca só tem 2 anos, os meus pais deram-me, a mim e ao meu irmão, semanada a partir da entrada para a escola, aos 6 anos. Inicialmente semanada, por ser mais fácil a gestão do dinheiro e do intervalo de tempo; depois passou a mesada, tendo sido o valor atualizado periodicamente…aos 6 anos era simbólico, depois foi passando a ser mais realista. Os meus pais dizem que a lógica estava relacionada com a nossa lógica do emprego: se pelo nosso trabalho recebemos uma recompensa, sendo a escola o trabalho dos pequenos, também deverão ser recompensados (desde que cumpram as obrigações devidas). Além de todos os benefícios conhecidos, da aprendizagem da gestão do dinheiro, das escolhas…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s